Edvaldo participa do ‘Encontro Nacional dos Prefeitos e Prefeitas’ em Brasília

Agência Aracaju de Notícias
09/02/2009 15h42

A convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participa do ‘Encontro Nacional dos Prefeitos e Prefeitas', que acontece amanhã, terça-feira, e quarta-feira, dia 11, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF. O evento tem o objetivo de aproximar o Governo Federal dos novos gestores municipais e reafirmar a importância da continuidade da relação de respeito e diálogo construída nos últimos anos.

Durante o encontro serão apresentados os principais programas federais que colaboram com os municípios na melhoria dos serviços públicos à disposição do cidadão. "Queremos assim estimular a qualidade da gestão, mediante a institucionalização de uma transição governamental democrática e republicana no âmbito municipal, e apoiar os novos gestores no exercício do seu mandato", afirmou o ministro de Estado Chefe da Secretaria Relações Institucionais da Presidência da República, José Múcio Monteiro.

O evento contará com os painéis ‘Plano de Desenvolvimento da Educação e Mais Saúde', com a participação dos ministros Fernando Haddad (Educação) e José Gomes Temporão (Saúde); e ‘Agenda Social: Bolsa Família, Mais Cultura e Territórios da Cidadania', com os ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Juca Ferreira (Cultura) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário).

Também estão previstos os painéis ‘Ações do Governo Federal voltadas para o crescimento e seu impacto nos municípios', com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff e os presidentes do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto, e do BNDES, Luciano Coutinho; e ‘Habitação e Saneamento Ambiental: parceria com os municípios do Brasil', com os ministros Márcio Fortes (Cidades) e Carlos Minc (Meio Ambiente), a presidente da Caixa Econômica, Maria Fernando Ramos Coelho, e o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Francisco Danilo Forte.

De acordo com Edvaldo Nogueira, a iniciativa do presidente Lula demonstra o compromisso do atual governo com a pactuação de uma política entre todos os entes federativos para ajudar o resolver os problemas brasileiros que têm mais relaçãos com as prefeituras. "Esse caminho do diálogo e da aproximação é fundamental para garantir que as políticas públicas federais cheguem aos municípios com mais eficiência e eficácia. É uma iniciativa que reforça o papel estratégico das prefeituras no desenvolvimento local e colabora com a execução de parcerias entre as esferas de governo", ressaltou.

Segundo o secretário Municipal de Governo, Bosco Rolemberg, que acompanhará a comitiva do prefeito durante o evento, essa é uma oportunidade única para conhecer mais de perto os projetos e ações no âmbito nacional relativos ao desenvolvimento social, econômico e cultural das cidades brasileiras. "Esse encontro representa a consolidação de um processo de aproximação do Governo Federal com os gestores que estão mais próximos das demandas populares", destacou.

Participação da solenidade de abertura o presidente Lula; o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda; o presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), José do Carmo Garcia; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), João Paulo Silva, prefeito do Recife (PE); o ministro presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar; o conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal e presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau; e o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Victor José Faccioni.

BID

Na tarde da quinta-feira, dia 12, o prefeito e o secretário municipal de Finanças, Jéferson Passos, se reunirão com os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para tratar da liberação de empréstimo no valor de US$ 60,5 milhões - sendo metade desse valor uma contrapartida da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Os investimentos serão empregados em obras e projetos do Programa Procidades, com destaque para a ponte sobre o Rio Poxim, a nova ligação viária entre os bairros Jardins e Santa Maria, o viaduto da avenida Tancredo Neves e as modificações urbanas em bairros na Zona Norte.

As ações abrangem as áreas de urbanização integrada, fortalecimento institucional, mobilidade e transporte e irão viabilizar a criação da Casa da Cultura no prédio da antiga Alfândega; a construção do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e da Escola de Ensino Fundamental do Coqueiral e do Bairro Novo, na Zona de Expansão; a implantação dos projetos Escola Oficina de Artes Valdice Teles, Estação Cidadania e Acolher; a melhoria da infra-estrutura dos loteamentos Nova Liberdade, Senhor do Bomfim e Getimana, assim como a dragagem do Canal Santa Maria.